Redução Vendas OnLine eCommerce Outubro 2020

Redução Vendas OnLine eCommerce Outubro 2020

LAST ROCKET | INFORMATIVO OUTUBRO

PERFIL DE VENDAS PARA O MÊS DE OUTUBRO

Redução Vendas OnLine eCommerce Outubro 2020. Está “estranho”… todavia, para vários setores isto é perfeitamente normal!

Em Outubro varios negócios esperam de uma redução nas vendas do comércio eletrônico (ecommerce). Se por um lado o segundo semestre é positivo e importante, por outro lado, para determinados setores alguns momentos deste semestre ficam abaixo da expectativa.


Quais os fatores?

Vários são os fatores, tais como feriados, eleições, pré black friday, festas regionais, dia das crianças, dias de sol para praia, pós natal e assim por diante. Foco não o hoje, mas a balança dos últimos 12 meses e perspectiva para os próximos.

Em especial para no mês de Outubro, é normal apresentar um padrão de redução nas vendas, transações ou mesmo ticket médio. Um dos motivos mais importantes? A chegada da black friday!

Não é incomum várias empresas começarem promoções e anuncios focando no período da black friday. Com isto o custo por click (CPC) para anúncios digitais por vezes ficam mais caros, o mesmo orçamento impactada menos gente, mais empresas estão ofertando, outras aumentando seu orçamento de anuncios, e por aí vai… mas o principal é que os clientes começam a procurar por oportunidades.


E ai?

Acompanhando outros negócios web do nosso portfolio e em contato com outros grupos de lojistas, normalmente a reclamação é a mesma, o movimento é o mesmo.

O importante é sempre obter o máximo de dado histórico do seu negócio para poder analisar sazonalidade natural de mercado, respectivo segmento e segmentos adjacentes. É obrigatório ter isto na ponta da língua, e se não tiver, cuidado ao tomar decisões de redução de investimento em Ads, aumento de promoções ou redução de preço. Isto pode ser precipitado demais e refletir negativamente nos próximos meses. Uma vez perdida a posição de ranking nos Ads (Google Ads / Facebook Ads), leva um tempinho para retornar para o mesmo patamar.

Segundo algumas análises, o fluxo de consumidores (tráfego) na Black Friday deverá ficar entre 1,48 e 1,79 bilhão de acessos. É muita coisa… Isso representa uma alta de até 30% da maior data do comércio online, ou seja, pico da pandemia, e já pode ser considerada uma das principais do varejo.

Então para o mês de Outubro se as vendas ficarem equivalentes com setembro, ou até um pouquinho abaixo, talvez não é a melhor coisa do ano, mas também não é a pior.

Negócio web é agir rápido no curto, sem perder a visão do longo prazo. Teremos pela frente Black Friday, Natal, Virada de Ano… e mais um monte de coisas.


Concluindo…

O mês de Outubro pode apresentar performance inferior ou relativamente igual aos demais meses, então use isto e prepare sua estratégia de posicionamento de marca, encontre alternativas de fretes mais interessantes, formas de pagamento, ajuste de caixa, novos produtos… enfim, tudo focando como oportunidade para o consumidor.

Lembrando que não é o Ads (campanha e anuncio web) que vende. As campanhas digitais canalizam o fluxo de consumidores para o seu negócio. Já vender, é um conjunto de benefícios percebido de forma particular para cada consumidor. Isto não depende de Ads, apenas de vocês e do seu negócio.

Boas vendas!!!

HOLDERBAUM, Esdras Floriani
Head of Digital, Innovation & Analytics | LAST ROCKET
www.efh.com.br

No Comments

Leave a Reply

Marketplaces representam 78% do faturamento de e-commerce no Brasil40 Dados & Fatos do Google de cair o queixo (2020 ed.)

CONTATE A LAST ROCKET!

Abaixo você estará dando o primeiro passo para poder decolar seu negócio via web.
Caso não queira esperar nosso retorno, ligue agora para um dos nossos números.