Estratégias para potencializar sua força de vendas no momento da compra

Estratégias para potencializar sua força de vendas no momento da compra

Nos dias atuais (crescimento da omnicalidade), quem decide por onde quer interagir ou fazer sua compra é o cliente.

Alguns preferem a compra física, outros via site, via celular (mobile), televendas, redes sociais, marketplaces e WhatsApp. Ou ainda, o modelo híbrido: fazer a compra pelo site e retirar na loja, ou vice versa.

Com esse entendimento, é dever e obrigação das empresas elaborar estratégias para potencializar os resultados em cada uma dessas frentes. É um desafio de fundamental importância para facilitar a vida do usuário na hora da compra e claro, buscar uma conversão.

Entenda agora, de forma prática, como o vendedor pode contribuir na jornada de compra do usuário omnichannel e oferecer uma experiência melhor para o potencial cliente.

Saiba como potencializar sua força de vendas no momento da compra

É uma tendência do mercado que as compras online continuem em alta, mesmo com a retomada da economia tradicional. E é papel das vendas ativas prestar um atendimento humanizado aos usuários e, com isso, ir em busca de estratégias omnichanel – isso faz com que cada consumidor receba o atendimento da forma que ele escolhe.

O ponto importante é: independente do canal de compra escolhido pelo usuário, ele precisa de suporte de venda, da forma que for mais conveniente a ele.

A força de vendas das operações (em todos os canais) deve estar preparada para auxiliar o cliente na hora da compra.

Agora vamos falar sobre os recursos disponíveis e que podem ser empregados na sua operação para ajudar a vender mais na sua operação.

Quando falamos em lojas online/e-commerce, o mercado oferece soluções tecnológicas que auxiliam nesse processo, como a venda assistida.

Com práticas simples é possível potencializar sua força de vendas no momento da compra!

Venda Assistida

Com este facilitador, o cliente tem a garantia de que vai receber ajuda na hora da sua compra, da mesma forma que aconteceria na loja física.  É o melhor dos dois mundos!
O vendedor ajuda o usuário e dessa forma, está próximo do usuário com todo suporte que ele precisa para a conversão.

Esse benefício é ainda mais eficiente quando a loja vende produtos com maior valor agregado e alta complexidade. Oferecer um atendimento de qualidade, com especialista devidamente treinado para sanar as dúvidas (sobre produto/estoque/entrega/benefícios/pagamento), faz toda a diferença na hora da compra, dando segurança ao cliente e credibilidade para a operação online.

Vale ressaltar que o canal de contato deve ser fácil de ser localizado no site. Aposte no emprego de soluções para que o usuário possa acionar um especialista facilmente, como os botões específicos.

Esta dica vai te ajudar a potencializar sua força de vendas no momento da compra e elevar o nível de satisfação do cliente!!

Abandono de carrinho: como o vendedor pode reverter e potencializar sua força de vendas?

As taxas de abandono de carrinho do seu site são altas? Está aí uma oportunidade de buscar o consumidor de volta, afinal, ele já sinalizou que deseja comprar!
E o vendedor pode ter uma função bem importante nesse contato com o usuário, pois vendas não fechadas representam prejuízo para as operações.

Primeiro, pelo fato de a conversão não ter se concretizado. Segundo, porque isso significa que o valor investido na aquisição do cliente acabou sendo desperdiçado.

Os abandonos de carrinho podem ser motivados por diversos fatores, alguns fora do controle da operação. Mas muitos podem ser revertidos prestando atenção e atendimento ao usuário.

Se no momento em que deseja comprar o consumidor tiver a opção da compra assistida e tirar as suas dúvidas, grande parte das compras têm maior chance de ser efetivada e gerar a tão almejada conversão.

Observe que são situações conhecidas pelos empreendedores. Fazem parte da rotina, são dia a dia!
Para isso, é essencial que o cliente tenha a opção de interagir com a loja/vendedor em tempo real, enquanto navega no site, recebendo o atendimento que precisa e que vai levá-lo mais facilmente à uma conversão.

Algumas soluções simples podem ajudar nestas questões para potencializar sua força de vendas no momento da compra.

Por exemplo, recursos simples de chat online podem ajudar na venda assistida e trazer mais conversões para o ecommerce.

E vamos além: não se trata apenas de responder às dúvidas do cliente, e sim de atuar de forma proativa para reverter qualquer situação que possa gerar dúvida ou abandono no site.

Se o vendedor ainda tiver recursos adicionais para oferecer, como um descontinho especial, o consumidor sobe mais um degrau na escada que leva à compra.

Indo um pouco mais além, algumas ferramentas e soluções permitem que o vendedor atue na preparação do pedido de compra do usuário no site/sistema e envie o link do checkout para o cliente.

Observe que o ponto principal de todas estas ações é o consumidor: ele está sendo tratado de forma diferenciada, customizada para a necessidade dele. E isso eleva a satisfação da experiência do usuário!

O Vendedor tem papel importante: deve ser ativo para potencializar sua força de vendas 

Com estas ações simples que valorizam o usuário que chegou até o site e tem tendência a comprar o seu produto, a parte mais difícil já foi feita.

As suas campanhas de facebook ads e google ads já trouxeram público, seu cliente já está navegando no site, e está querendo adicionar um produto ao carrinho para comprar.

Com a entrada do atendimento e da venda assistida, o usuário é mais rapidamente convidado a chegar ao final da jornada e concluir a compra.

Isso também evita que ele compre em outro site que, eventualmente, não aciona o comprador e não dá atenção a ele. Com a venda assistida, o usuário está entretido no seu site e você tem a oportunidade de reforçar a qualidade e benefícios do seu produto, potencializando a sua força de vendas. 

Oferecer um vendedor para auxiliar no momento da compra é uma iniciativa muito recomendada e apropriada ao cenário atual do varejo. As vendas tendem, novamente, a serem baseadas no (bom) relacionamento.

Com estas dicas e reflexões, observe os benefícios de ativar a vendas em diversos canais e lidar com situações comuns no e-commerce, como o abandono de carrinhos de compra na hora da conversão e do checkout.

 

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