5 verdades que você precisa saber antes de começar um e-commerce

5 verdades que você precisa saber antes de começar um e-commerce

Todos os dias, surgem novas ideias de negócios e, com elas, novos empreendedores nascem. Então porque não tirar proveito de 5 verdades que você precisa saber antes de começar um e-commerce?

Seja um negócio físico, ou uma operação digital – ou ainda, um projeto “phígital” – modelo híbrido, é essencial ter algumas ações de planejamento, como:

  • Se informar e validar o passo a passo do seu modelo de negócio para que ele tenha mais chances de se tornar realidade e colher os frutos de forma sustentável.

Ainda, deve ser feito um estudo sobre:

 

  • Viabilidade do segmento de atuação;
  • Sua expertise de negócio;
  • Capital para investimento e tempo de retorno,

dentre outros fatores que envolvem uma nova empresa!

Sustentabilidade aqui não tem relação com o meio ambiente.

Falamos da sustentabilidade do seu negócio, que envolve: seu capital, seu estoque, sua verba para a plataforma de venda ou espaço físico, para o marketing e campanhas pagas, seu custo de produção/compra, seu time, sua estrutura, dentre outros.

Quando falamos especificamente sobre ecommerce, sobre loja online, sobre vender pela internet, alguns pontos são de extrema importância para planejar e colocar em ação o seu negócio.

Trazemos aqui 5 dúvidas mais frequentes de quem deseja iniciar um ecommerce, com pontos de vista de quem acompanha diversas operações digitais dos mais variados segmentos de mercado.

Ao pensar em começar uma operação de vendas online – um e commerce, você precisa estar ciente e atento a estes 5 pontos principais:

1 – Plataforma de vendas online/e-commerce

A plataforma de venda online deve ser bem escolhida, sim, especialmente pelo que o seu negócio necessita para começar.

Qual a melhor plataforma de ecommerce para começar a vender na internet?

Quem está começando e não tem experiência com vendas online, não necessita de muitos recursos e funcionalidades para começar uma operação do zero.

O mais importante é: começar.

Existem diversas plataformas de vendas online no mercado, que atendem às necessidades básicas de uma loja online: meios de pagamento, integrações com frete e check out que funcionam.

Conforme sua operação for crescendo, você pode e deve buscar plataformas mais robustas e com mais funcionalidades e recursos.

Em resumo: para iniciar, a plataforma de vendas online só não pode atrapalhar a sua operação.

Dica: fuja de plataformas que nasceram com outro objetivo e que usam “gambiarras” para vender online. A curto e médio prazo, vai refletir na performance da sua operação.

Atenção: as plataformas de ecommerce (lojas virtuais) existem aos montes e são sua livre escolha.

Não temos pretensão de validar seus funcionamentos, performance, soluções e qualidade.

Mais importante do que a plataforma, são as boas negociações que você vai fazer com os meios de pagamento e com as operadoras logísticas e  forma como vai apresentar os seus produtos.

2 – Mix de produtos da sua loja online

Para iniciar o seu negócio online, a escolha do mix de produtos é essencial. Então 1 (uma) das 5 verdades que você precisa saber antes de começar um e-commerce é que isto é muito importante.

Pesquise! Busque informações!
Entre em contato com distribuidores e marcas, confira o prazo de entrega do seu pedido, use a internet para analisar o mercado e o perfil do seu cliente, esteja munido de dados para fazer a escolha certa.

Investigue o comércio, online e físico.

É importante analisar se o mercado está carente de produtos, se a reposição dos produtos é fácil e rápida, se você consegue garantir estoque e mais, garantir a variedade do produto (no meio digital, falamos em “assortment”) e cauda longa, que significa a estratégia de varejo de se vender uma grande variedade de itens em pequenas quantidades.

Estude e valide  esse ponto:  montar o estoque desse mix que você deseja vender é viável para a sua operação? Você consegue adotar as estratégias de assortment e cauda longa?

Oferecer (e vender) produtos com alto valor agregado exige um capital maior!

Quando se pensa em variedade de itens, pense o seguinte:

 

  • Um site com apenas um produto, por exemplo, um site que vende apenas rótulos de vinhos franceses, limita o usuário na escolha e na compra. Este é um modelo de negócio “monoproduto”, que costuma ser mais complicado de deslanchar, pois deixa o usuário com escolha limitada.
  • A menos que a pessoa esteja buscando somente por vinho francês, a chance de comprar o produto é bastante baixa, pela falta de opções (nacionalidades, neste caso).
  • Da mesma forma, busque oferecer produtos do mesmo tipo com valores diferentes, mais acessíveis e com maior valor agregado. Deixe o usuário decidir o que cabe no bolso dele. Exemplo: caso você venda um conjunto infantil, ofereça opções simples com valor mais atrativo e também modelos mais elaborados, com maior valor.

Observe oportunidades ao redor do seu produto/categoria/segmento principal.
Se você vende vinhos, ofereça itens complementares dentro deste universo, como taças, abridores, aventais, marcadores de taças e assim por diante.

Em resumo: seja bom no que faz, seja especialista no segmento que escolheu. E ofereça ao seu cliente a experiência que gostaria de encontrar quando você faz compras online.

Até aqui, já te contamos 2 das 5 verdades que você precisa saber antes de começar um e-commerce! Continue… tem mais! 

3 – Estoque do seu ecommerce

Um ponto super importante é o estoque do seu mix de produtos. Também chamamos isto de profundidade de estoque.

Poder contar com fornecedores de confiança, com produtos de qualidade e suporte das marcas/distribuidores é essencial e faz a sua operação rodar com mais segurança, facilidade e mais: você transmite ao cliente que tem qualidade e confiabilidade nos produtos que vende.

Sem isso, você corre o risco de ficar desassistido para executar uma troca, para repor seu estoque, para conseguir prontamente a entrega de um pedido de produtos mais vendidos no seu site, que estão bombando no seu e-commerce.

 

 

Atenção: para o segmento de moda, profundidade de estoque e cauda longa são essenciais para as vendas online.

Grade de tamanho furada é “furada” certa.

Grade furada nada mais é do que você ofertar uma blusa nos tamanhos P – M – G – GG – EG, mas por falta de estoque, só estar disponível o tamanho G quando o cliente quer comprar.

Quem fabrica, precisa encontrar o formato de operação adequado, para ter disponibilidade de produto sem ter um amplo estoque, que encarece a operação. Rápida reposição e profundidade são fatores indispensáveis quando se fala em estoque de loja online.

 

4 – Experiência do usuário

Se você está abrindo um e-commerce pensando que o usuário vai simplesmente comprar o que você vende, que o seu site é diferente, que seu produto é único, exclusivo e bla-bla-bla, você provavelmente está bem enganado.
A alta variedade de sites de venda online, além do universo físico, oferecem muitas opções para quem quer comprar.

Importante lembrar que, no digital, o concorrente é diferente e pode estar em qualquer região geográfica.

O concorrente do seu e-commerce é aquele que aparece na primeira tela de pesquisa no Google ou o que aparece no Instagram quando o usuário estiver navegando. 

Por isso, não pense que o seu produto é imperdível e que as pessoas farão fila para comprar, que vão esperar para receber, que vão pagar o preço sem pesquisar ou que vão pagar como você quer… ou ainda: que o seu produto se vende sozinho.

Tudo isso não faz necessariamente parte da realidade de uma operação online.

A experiência do usuário na navegação do seu site, partindo do design e passando para a apresentação do seu produto, com boas fotos, textos explicativos, com as regras do jogo claramente apresentadas e tudo mais, faz toda a diferença.

 

  • Seu site deve ser rápido, organizado, intuitivo 
  • As opções de pagamento deve ser amplas e claras
  • O frete deve ser competitivo e rápido
  • O valor dos produtos deve estar dentro da base do mercado
  • A sua apresentação (sobre a loja) deve ser bem feita, explicativa, transmitir credibilidade

Fique atento a um detalhe muito especial e que define muito da sua operação: valor é diferente de preço.

Quem vê preço, não vê valor e, quem vê valor, não vai reclamar do preço. 

Se a sua estratégia não é brigar por preço, valorize o seu produto com uma apresentação digna de uma conversão.

Ponto crucial: não é porque a venda acontece online que você não precisa oferecer atendimento.

As pessoas precisam de canais para tirar dúvidas, para pedir ajuda na hora da compra e para acompanhar o pedido. Tenha uma pessoa a disposição para troca de mensagens e também para estar ativa nas redes sociais, dando suporte aos usuários. Esta é outra das 5 verdades que você precisa saber antes de começar um e-commerce e que ninguém fala para você. 🙂

Além disso, ofereça os benefícios que facilitam a conversão nas lojas online, como “compre junto”, “cashback”, “cupom de desconto”, parcelamento em xxX sem juros, desconto no Pix, a entrega deve ser rápida, o produto desejado deve estar disponível, na cor, tamanho e forma que o cliente deseja comprar.

É complicado fazer tudo isso?

Não, mas é trabalhoso, exige dedicação e engajamento do empreendedor. Exige querer fazer certo.

Exige empenho e análises para saber o que o seu negócio precisa e comporta financeiramente.

Dá pra ter um e-commerce sem isso tudo?
Dá para ter, mas não espere que ele traga os resultados que você idealizou.

Após conhecer estas 4 verdades que você precisa saber antes de começar um e-commerce, é hora de falar do marketing com campanhas pagas para a sua nova loja online. 

5 – Campanhas pagas (ou tráfego pago)

5 Verdades sobre ecommerce campanhas pagas

“Ah, mas esse tipo de produto que eu vendo, as pessoas estão comprando muito. Logo, meu site vai vender muito sem eu fazer nada”.

Errado!

Uma loja online não tem como ser vista, reconhecida e lembrada nos dias de hoje sem utilizar recursos digitais como as campanhas pagas.

É necessário, sim, investir em campanhas pagas para gerar tráfego pro site e para isso, é indispensável investir em Google ads e Facebook ads e, conforme modelo da operação, público e produto, ampliar para as demais redes ou plataformas, como por exemplo tiktok ads, linkedin ads, pinterest ads, criteo, taboola e por aí vai!

Todos os ambientes trazem oportunidades. No início, são feitos testes para aprender onde está o público mais qualificado para conhecer a sua marca e os seus produtos. Depois disso, com a análise dos dados coletados de todo ambiente digital, temos um caminho mais claro para trilhar as ações e campanhas com direcionamento.

Se a sua dúvida é sobre o valor para começar a investir em campanhas pagas, fica dica: você pode aprender com R$ 20,00 por dia, ou com R$ 5.000 por dia.

Nossa orientação, pensando na sustentabilidade do seu novo negócio, é começar com valor menor, obter conhecimento, e depois ir ampliando os valores, gradativamente.

Mais importante do que o valor investido, é a análise dos dados e conseguir manter o investimento por longo período.

É melhor você ter pouca verba por muito tempo, do que ter muito dinheiro por um tempo limitado.

Assim fechamos as 5 verdades que você precisa saber antes de começar uma loja online.

 

E agora temos umas dicas extras para você, empreendedor que deseja iniciar um e-commerce:

Além das campanhas pagas, lembre-se de:

– ser ativo nas redes sociais

– usar ferramentas como email mkt, recuperador de carrinho e tudo mais que o ambiente digital desenvolve para manter o usuário próximo da sua loja e trazê-lo de volta ao site em busca de uma conversão/compra.

Criar, desenvolver, evoluir e dar vida longa a um e-commerce é similar a uma loja física.

Ela precisa ser conhecida, transmitir credibilidade e confiança, precisa inovar, precisa ter bom atendimento, facilidades…

Façamos uma análise:

  • Não adianta ter produto, sem preço competitivo.
  • Também não adianta ter preço bom, se não tem estoque.
  • Não adianta ter ambos, preço e estoque, se não tem fluxo de usuários no seu site.
  • Ou, tem fluxo, mas o site não transparece a credibilidade necessária para o usuário clicar e converter.

Sem a sinergia de todos estes pontos, as oportunidades ficam “na mesa” e os usuários vão buscar outras oportunidades num site vizinho.

Torne o seu negócio diferente com base nestas dicas que todo empreendedor deve saber antes de começar uma loja online.

Ao ser um empreendedor engajado e dedicado, você já estará bem à frente da grande maioria que entende o e-commerce como uma oportunidade fácil de ganhar dinheiro fácil. Dinheiro fácil? Dinheiro fácil não existe!

Se existisse, eu não estaria aqui escrevendo para mostrar algumas verdades sobre as vendas online e abrir a sua mente para um novo olhar. 😉

Mudanças no comportamento dos consumidores e oportunidades em 2022last rocket tendencias comportamentovendas no ecommerce abril 2022 versus março 2022Redução de 8.48% nas vendas por ecommerce em abril 2022. Conforme dados MCC-ENET

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